11 conselhos para reduzir a ansiedade
Augusto Cury é psiquiatra, professor e escritor. Os seus livros são obras-primas que iluminam a vida de todos. As suas obras já foram publicadas em mais de 70 países e mais de 25 milhões de livros foram vendidos apenas no Brasil.
1. Faça exercício físico
Esse tema é repetitivo quando se fala em qualidade de vida, mas por uma boa razão. O exercício físico para além de ajudar a emagrecer, a ganhar disposição e ânimo nas rotinas, o exercício físico aumenta a produção de endorfina – neurotransmissores que nos ajudam a liberar o stress e aumentar o sentimento de prazer.
2. Seja consciente sobre a quantidade de informações que absorve
Quando se foca em muita informação, ela é armazenada, involuntariamente, na mente (através de um fenómeno conhecido como Registo Automático da Memória – RAM). Todo o excesso de informação transforma a mentes num depósito, o que pode contribuir para hiperatividade e falta de desejo, ou vontade de descanso.
3. Mantenha o senso de competição saudável
Na sociedade atual, extremamente materialista, é cada vez mais comum a necessidade de ser o melhor a qualquer custo. As pessoas movem-se por esse estímulo, esquecendo éticas e condutas e agem precipitadamente e sem sabedoria, o que muitas vezes destrói relacionamentos. Nunca se esqueça de que tudo está em constante mudança, possivelmente a situação atual não será a mesma para sempre. Saiba que o sucesso ou fracasso não serão eternos e trabalhe todos os dias para se tornar uma pessoa melhor.
4. Aprenda a utilizar a técnica DCD
DCD significa DUVIDE, CRITIQUE e DETERMINE. Essa é uma técnica de comportamento que tem o seguinte princípio:
Duvide de tudo aquilo que controla as emoções.
Critique cada pensamento nocivo (mau pensamento), o conformismo e reflita sobre as causas dos conflitos. Tudo são escolhas.
Determine mudar de vida, tornar-se uma pessoa mais feliz e grata. Alinhe as emoções com a realidade que deseja ter e esteja sempre pronto para viver novas experiências. Participe de sua vida atentamente!
5. Use a tecnologia conscientemente
As novas tecnologias estão a transformar o mundo diariamente, trazendo mais rapidez e partilha. No entanto, também há o lado nocivo, a comunicação está a tornar-se superficial. Por mais que possa comunicar com as pessoas de qualquer parte do mundo, isso afasta cada vez mais daqueles que estão próximos. Para ganhar perspetiva sobre a vida, afaste-se da ‘internet’ por um tempo e foque-se naquilo que realmente importa.
6. Entenda que os problemas são uma constante
Não importa quão boa seja a qualidade de vida, a qualquer momento e qualquer um pode enfrentar um problema, de qualquer natureza. Invés de reclamar, quando uma dificuldade se apresenta, foque em resolvê-la e aprender a lição que a acompanha, para assim ganhar sabedoria.
7. Adquira o hábito de escrever
Quando se escreve as preocupações, o cérebro entende que elas foram transferidas para outro processo e aí o cérebro descansa, diminui os níveis de ansiedade e acalma a ansiedade emocional.
8. Leia diariamente
A leitura pacífica é uma estratégia para evitar a formação de pensamentos nocivos, relaxando a mente e despertando a vontade de descansar. Quando faz da leitura um hábito diário, diminuí os níveis de cortisol, conhecido como o hormónio que gera o stress.
9. Medite (pode meditar aqui na CRISOM®)
A meditação é uma prática indispensável para todas as pessoas que desejam melhorar a qualidade de vida. Isso porque ela torna as pessoas mais abertas, mais conscientes, mais concentradas, mais focadas, mais relaxadas, mas calmas, mais felizes e mais motivadas para enfrentar cada novo dia.
10. Fique longe de pensamentos nocivos
Quando está triste ou dececionado, parece impossível voltar a atenção para as coisas boas. No entanto, focar-se em coisas boas, ou ver o lado bem da coisa má, ajuda-o a seguir o caminho mais consciente.
11. Esteja aberto para perdoar
Perdoar significa aceitar, compreende, aprender. As mágoas e os rancores que apenas o colocam para baixo e o afastam de uma vida completa e feliz, além de o deixarem exausto e limitado. Perdoar, no entanto, acalma a mente e o espírito e o liberta para uma existência mais significativa.
FONTE: https://osegredo.com.br/2017/11/11-conselhos-de-augusto-cury-para-as-pessoas-que-sofrem-de-ansiedade/