Musicomeditativa® (ou Crisom Meditare®)
A Musicomeditativa® (anteriormente designada por crisom meditare®) é uma técnica que une meditação e música enquanto terapia e foi desenvolvida pela Sílvia Fernandes Gomes desde 2008, mas foi em 2016 que concluiu um estudo cientifico sobre os seus efeitos e benefícios na Universidade de Aveiro.
Para aqueles que tiverem interesse em aprender esta técnica e, inclusive, orientá-la a terceiros poderá frequentar o nosso curso. Mais informações aqui.
A Musicomeditativa® tem como principal objetivo auxiliar o praticante a gerir as suas emoções, doutrinar os seus pensamentos e moldar o seu comportamento, promovendo uma melhor qualidade de vida, maior felicidade, mais tranquilidade e mais saúde.
Vivemos numa sociedade extremamente agitada, acelerada, ansiosa, sob stress constante que nos leva a um desequilíbrio total promovendo doenças. Nunca foi tão importante parar, mas não é parar de qualquer maneira, por isso, é fundamental aprender a parar, parar com prazer e sabedoria para restabelecer a nossa energia.
O estudo que fiz em 2016 na U.A. foi fundamental para perceber muitas problemáticas, mas acima de tudo para compreender de que forma a Musicomeditativa® poderia auxiliar a sociedade atual.
Deixo uma ideia geral do estudo.
Em primeiro plano propus-me a perceber qual a importância do som/música dentro desta prática meditativa?
E após algumas sessões pode-se concluir que o factor som/música tem um papel extremamente importante para o praticante de meditação, tornando, essencialmente, a prática num momento mais intenso, agradável e prazeroso.
Surge então outra questão. Qual seria a diferença de uma prática meditativa ser acompanhada de som/música acústica ao vivo versos um cd?
Escusado seria dizer que uma música ao vivo (acústica), pensada, estruturada é muito mais agradável e proporciona um relaxamento muito mais intenso que um som/música de cd. Enquanto ao vivo se ouve e se sente as vibrações sonoras, através do cd o som/música permanece apenas no ouvido, não há uma propagação por todo o corpo, logo o relaxamento mental e corporal é menor.
Posteriormente precisava compreender se qualquer música ao vivo proporcionaria esse efeito agradável, intenso e relaxante dentro da prática?
E chegou-se à conclusão que uma meditação onde se toca instrumentos sem uma lógica, sem uma sequência, usando como única fonte a improvisação não torna a prática tão agradável nem tão intensa para o praticante como a Musicomeditativa®. Aliás, muitas vezes a “falta de cuidado a tocar” pode mesmo proporcionar um desconforto quer musical, quer meditativo. Costumo dizer que o som/música pode curar desde que bem usado, bem induzido, mas quando é feito mau uso dele, pode matar. E normalmente as pessoas acham que eu exagero, mas é a pura verdade: um som/música pode matar. É preciso compreender que o ouvido é limitado e quando os decibéis passam os 120 pode mesmo criar-se uma rotura no tímpano e gerar surdez. E surdez é somente 1 de muitos problemas que se pode adquirir através do mau uso do som/música. Lembro que o corpo é uma máquina onde tudo funciona em sincronia, quando há uma falha, afectará tudo o resto, a curto ou longo prazo.
Por fim quis perceber os benefícios desta técnica?
Concluiu-se que auxiliava na libertação de stress, aumenta a energia, diminui as dores crónicas e agudas, controla das emoções, fortalece o sistema imunológico, proporciona maior foco, atenção, concentração, autoconhecimento, entre outras.
Qual é a diferença da Musicomeditativa® de outras técnicas de meditação?!
Não descurando, nem desvalorizando outras técnicas de meditação, a Musicomeditativa® tem uma estrutura meditativa sequencial que facilita o relaxamento corporal e mental, tem uma música específica que acompanha e intensifica todo o processo, é uma terapia de grupo ou individual nomeadamente no controlo de stress (causador de inúmeras patologias na nossa sociedade) e na gestão emocional, é uma técnica que requer um profissional qualificado, é uma técnica cujos benefícios encontram-se comprovados cientificamente.